PLANEJAR
O
caminho para a boa aula
Os
Dez Mandamentos
Siga
estes princípios e acerte.
1.
ESQUEÇA A BUROCRACIA
Acabou a ideia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o
professor se sente como um carimbador de papéis. “Antes, o plano vinha
pronto, em pacotes”, comenta Regina Scarpo, formadora de professores há dez
anos. “Hoje, quem leciona tem espaço para criar”.
2.
CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos
estudantes. “Pergunte-se sempre: ‘O que meu aluno deve e pode aprender?”,
indica Marcos Lorieri, professor da PUC de São Paulo.
3.
TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o
planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado,
de acordo com as necessidades da turma.
4.
ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM
“Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe”, sentencia Marcos Lorieri.
Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que trata. Claro que também
é preciso saber como ensinar.
5.
COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você
deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista
do aluno.
6.
DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
“Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a
turma”, afirma Lorieri. Os critérios para estabelecer o que é mais importante
ensinar devem ser fundamentados nas necessidades e nas dificuldades dos
alunos.
7.
PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar.
Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em
qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.
8.
USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
O professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas,
atividades em grupo e pesquisas de campo. “Combinar várias formas de trabalho
é a essência da arte de ensinar”, define Marcos Lorieri.
9.
CONVERSE E PEÇA AJUDA
Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir
para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola.
Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.
10.
ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA.
Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu
trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em
classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o
planejamento.
|
Disponível em:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=335
Nenhum comentário:
Postar um comentário